Vânia Notaro

Vânia Notaro Monteiro de Melo, nascida em Garanhuns, Pernambuco, fez da Engenharia Civil pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) uma mera formalidade burocrática. Contudo, foi nas artes plásticas que encontrou seu verdadeiro chamado. Desde jovem, sua alma inquieta buscava aperfeiçoamento através de cursos por correspondência, até que, na efervescência da década de 1990, adentrou formalmente o universo das Belas Artes pela extensão da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Sua arte, impregnada de uma paixão pelos temas sertanejos, é marcada pelo uso magistral dos tons terrosos e uma técnica apurada de luz e sombra. Sob a tutoria de Badida, Vânia aprimorou-se nos estilos realista e expressionista, deixando transparecer em suas obras uma sensibilidade única.
Além da pintura tradicional, onde pincéis e tinta a óleo davam vida às suas telas, Vânia aventurou-se e encontrou-se na espátula, uma extensão natural de sua expressão artística. Desde 2018, ela se dedica à pintura em porcelana, transmitindo seu conhecimento a alunos de todas as idades, inspirando e formando novas gerações de artistas.
Cada traço de sua mão revela a essência de sua terra, cada obra uma homenagem ao sertão que pulsa em seu coração.
Conheça algumas de suas obras:









