top of page

Vânia Coutinho

Nascida em Campina Grande, Paraíba, a multiartista Vania Coutinho mudou-se para Recife aos seis anos de idade. Aos oito, começou a desenhar e pintar com lápis de cor. Aos quatorze, adquiriu uma tela de 40 x 30 cm, algumas tintas a óleo e pincéis, e pintou sua primeira obra, "Rosto de Cristo Lilás".

Artista autodidata, Vania encontrou sua identidade artística através da Técnica Mista que desenvolveu. Seu trabalho explora o figurativo, o abstrato, o fluido e tudo o que observa, inspirada pelo imaginário e pela natureza, incluindo flores, folhagens, peixes, pessoas e animais. Em suma, ela "pinta o sete".

Inquieta e versátil, Vania também seguiu uma trajetória acadêmica, formando-se em Arquitetura e Urbanismo pela UFPE.

Há 30 anos, sua produção é marcada por figuras humanas criadas através das técnicas Mista, Óleo e Acrílica, que lhes conferem sentimentos, expressões faciais e gestuais, inseridos em cenários ricos em luz e sombra. Vânia também é uma talentosa retratista, com um acervo que inclui retratos de personalidades e ícones contemporâneos.

Sua obra já lhe rendeu prêmios e troféus internacionais, com exposições em Davos, na Suíça, além de participações em grandes feiras e exposições individuais e coletivas em Milão (10° finalista do Concurso Fuoridilingua onde participaram um total de 30 artistas italianos e brasileiros), Spoleto e Treviglio, na Itália, na Côte d’Azur, na França, e em vários estados brasileiros. Ela é artista permanente da Galeria Eclettica nas cidades de Treviglio e Roma (Itália).

Em sua fase mais recente, Vania vem se dedicando também à PopArt ou Arte Moderna, Cerâmica, Faiança, Porcelana e Esculturas, explorando modelagem no barro.

Conheça algumas de suas obras:

bottom of page