top of page

Rachel Rangel

Rachel Rangel é Psicanalista/Artista. Graduada como Bacharel em Ciências Sociais e pós-graduada pela UFPE como Mestre em Antropologia Cultural.

Brasileira, nascida no dia 19 de maio de 1954, em João Pessoa no Estado da Paraíba, onde viveu sua infância. Na adolescência, Rachel migrou para Pernambuco. Na cidade do Recife permaneceu por uns bons anos seguindo sua formação acadêmica. Atuou como docente por alguns anos.

Em 1976 Rachel casou com um Italiano e ganhou o mundo. Morou em São Paulo, Rio de Janeiro e em 1977 cruzou as fronteiras para outros continentes. Apaixonou-se por Arte e fez do ato de capturar imagens, um hábito quase diário. Não podia, naquele momento, exercitar práticas de pintura, desenho, esculturas, etc., porque não possuía conhecimentos científicos específicos, os quais pareciam imprescindíveis para considerar-se artista.

No ano de 2004 a ousadia atravessou sua vida no momento que adquiriu seu primeiro brinquedo eletrônico, um computador, PC como era chamado pelos tecnólogos. Na condição de curiosa, ela
enamorou-se pelos programas de produção virtual. Tintas, cores, pincéis, formas diversas, figuras geométricas abriram uma nova ótica ao seu olhar. Iniciou-se uma construção inventiva.

No ano seguinte, 2005, surge um convite para expor no PROJETO Olinda Arte em toda parte, o mesmo rendeu a inclusão do primeiro trabalho no catálogo de arte que marcou um ponto de partida para aguçar seu desejo. Foram expostas de forma simples e acanhada 30 telas da aprendiz. Dentre elas, 12 compunham uma Séria de título BOCAS OCAS.

Nesse período, Rachel resolveu chamar seus trabalhos de FOTOGRAVURAS. Foi contestada por desinformações de críticos que não conhecia essa possibilidade de produção artística eletrônica. O atrevimento e esforços em seguir avante na busca de novos processos de pintura, a artista principiante continuou insistindo.

Hoje, Rachel Rangel, tem quase quinhentos trabalhos de natureza virtual, uma parte impressa, os quais puderam e podem ser impressos em Canvas 100% algodão, Painéis etc. em exposições/galerias virtuais e ou físicas.

Uma peculiaridade e especificidade desses trabalhos, é que todos são oriundos de fotografias da artista, imagens capturadas por ela mesma. Fato que preserva singularidade e créditos
autorais.

Estimulada por dois reconhecidos e apreciados “SABIOS” artistas e jornalistas, são eles Celso Marconi Medeiros Lins e Daniel Lima Santiago, Rachel enfrenta o desafio das novas técnicas de
trabalho e da execução de pintura eletrônica encontrando recursos para expressar seus traços próprios e estilo intenso.

Atualmente a psicanalista/artista, supracitada, está sócia do Coletivo Arte Raiz, onde pretende honrar compromisso com esta Associação.

Em fevereiro do ano corrente (2025), Rachel participa da Exposição CARNAVAL RAIZ, cuja Curadoria cabe ao artista/professor Léo Luna e a Expografia a Artista/ Arquiteta Daniela Figueiroa.

Confira algumas de suas obras:

bottom of page