top of page

Alsal

Nascido em 1978, no Recife, com o nome de batismo André Luiz Santana Almeida Lima, o designer gráfico e artista visual pernambucano atualmente reside em Olinda, patrimônio histórico e cultural da humanidade, berço de história e arte brasileira.

Alsal, como assina suas obras, baseia seu trabalho na pesquisa introspectiva, no diálogo consigo mesmo, no olhar para dentro. Esse interior é um território comum a todos, mas que possui diferentes camadas, ambientes, realidades e interpretações para cada indivíduo. Esse território interno é um ambiente abstrato de luzes e sombras, de sons e silêncios, que contém símbolos, arquétipos, elementos e conteúdos que revelam, norteiam e traduzem o todo. Através de sua arte, permite que essas imagens se manifestem espontaneamente em desenhos e pinturas, estabelecendo uma conexão entre os territórios interno e externo, promovendo um possível diálogo e reflexões importantes para compreender a si mesmo, sua composição e sua projeção externa.

Os sentimentos, as emoções e o comportamento humano são suas principais fontes de inspiração. Como artista autodidata, utiliza técnicas e materiais variados, expressando-se em papel ou tela com lápis de cor, cera, grafite, aquarelas e óleo.

Nesta década de 2020, sua produção tem crescido significativamente, com vários trabalhos selecionados para exposições virtuais nacionais, como a Exposição Virtual da V BIG - Bienal Internacional de Guarulhos do Pequeno Formato, em 2020. Também participou de exposições virtuais internacionais, como a Exposición Internacional Paralela Casulo (Capullo-Cocoon) Habitat Transformador, em 2020. Além disso, suas obras foram incluídas em exposições físicas coletivas, como o 2º Salão de Beleza, no Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (MAMAM), em 2022. Recentemente, realizou sua primeira exposição individual na Casa Freud-Lacan, em maio de 2024.

bottom of page